O processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares será concluído em até 120 dias. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo deputado estadual Marcos Garcia (PV), que obteve a garantia do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
A expectativa é de que a medida permita maiores investimentos na modernização da unidade para atendimento a casos de média e alta complexidade. Inaugurado em 2004 e mantido desde então pela Prefeitura de Linhares, o HGL se tornou referência para pacientes de vários outros municípios da região e até mesmo do Sul da Bahia.
O processo de estadualização prevê a transição da gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do município, passando a administração da unidade para o Governo do Estado, através da Fundação Inova Capixaba, que também vai gerir outros hospitais públicos do Espírito Santo.
O Hospital Geral de Linhares será regionalizado, de modo a oferecer, em tese, um atendimento mais rápido e próximo ao cidadão, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória. O objetivo é fazer com que as pessoas não precisem se deslocar tanto para ter acesso aos serviços de saúde, tornando o HGL referência para atendimentos de urgência e emergência nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, entre outras.
Comente este post