Com informações e foto: Rosana Silva – Ascom/PMGL
A Prefeitura de Governador Lindenberg, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã do último sábado (20), no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma palestra sobre Autismo, Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Autismo ou Transtorno do Espectro Autista — TEA — é um transtorno do desenvolvimento que compromete a comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos.
Já o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é identificado por padrões recorrentes de comportamentos negativos, como desobediência, irritação e desafio.
As pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade têm dificuldade de se concentrar nas tarefas e controlar a atenção. Concluir um projeto se torna um desafio, por exemplo. O transtorno limita a capacidade da pessoa de estudar ou trabalhar, podendo levar ao estresse, ansiedade e depressão.
Para ministrar a palestra, foram convidadas as psicólogas Leonora Dias Müller, especialista em Neuropsicóloga, e Paula Barcellos Bullerjhann, analista de comportamento. O objetivo é capacitar os profissionais de educação e os pais para que possam, através do conhecimento, identificar os sintomas e a forma de interação com as crianças portadoras de cada transtorno.

Para o prefeito Leonardo Finco, a conscientização é fundamental para orientar as pessoas sobre o que é cada transtorno, reduzindo mitos e preconceitos em torno destes diagnósticos. “O acesso à informação ajuda pais, professores e familiares das crianças a conhecer melhor as características de cada transtorno e como lidar com eles”, reforça o prefeito.
Comente este post