Pouco mais de um ano após o seu falecimento, ocorrido em 31 de março de 2021, aos 94 anos de idade, Paulo Gomes da Silva, o ‘Seu Paulo da Farmácia’, como se tornou popularmente conhecido, dará nome à Farmácia Básica Municipal de Sooretama. A homenagem partiu do vereador João Paulo da Silva (PMN).
O projeto de lei que dispõe sobre a denominação da farmácia, de autoria de João Paulo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e agora seguirá para a sanção do prefeito Alessandro Broedel.

Trata-se do reconhecimento ao legado deixado por uma das figuras mais emblemáticas da história de Sooretama. O projeto de lei aprovado lembra que Paulo Gomes chegou para o então distrito de Córrego D’Água em 1971, trazendo consigo uma pequena farmácia. Farmacêutico prático, ele era praticamente o médico das famílias que habitavam o povoado.
“A Farmácia de Seu Paulo era o consultório, o ambulatório e o pronto socorro das pessoas. Era ele quem, de fato, tratava os males corriqueiros de saúde dos moradores. Como não havia cartório na época, Paulo Gomes também redigia documentos como recibos e contratos de aluguel, além de oficializar pedidos de certidões de nascimento a cartórios de outras cidades. Em 1992, ele se tornou juiz de paz”, argumenta a justificativa do projeto.
Legado
Um homem dócil, amável, sempre prestativo. Assim foi ‘Seu Paulo da Farmácia’ ao longo de toda a sua vida. Seu nome talvez seja o mais importante da história de Sooretama, por sua dedicação aos moradores locais e por sua luta como um dos líderes do movimento popular pela emancipação do município, concretizada em 31 de março de 1994.
Durante muitos anos, ‘Seu Paulo’ foi o responsável pela primeira e única farmácia do povoado, depois distrito de Córrego D’Água e hoje cidade de Sooretama. Ele fez o papel de médico, de farmacêutico e cuidou de gerações inteiras de sooretamenses. Não tinha hora e nem dia. Sempre que procurado, muitas vezes tarde da noite, estava sempre à disposição.
À frente da luta pela criação do município, Paulo Gomes integrou a Comissão Pela Emancipação de Sooretama e também foi membro fundador e presidente da hoje extinta Associação Pró-Desenvolvimento de Sooretama Centro (Aprodesc).
Comente este post