O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi divulgado nesta terça-feira, 16 de janeiro. Conforme o portal do Plano Nacional da Educação (PNE), a linharense Giovanna de Freitas Heitz, de 18 anos, está no seleto grupo de apenas 60 estudantes no país que alcançaram a nota máxima – 1000 pontos – na redação do Enem. O texto discursivo, que vale de 0 a 1.000, pode ser decisivo para o ingresso no ensino superior.
Dos 60 estudantes que gabaritaram a nota 1000, apenas quatro são alunos de escola pública, entre eles Giovanna, que concluiu o curso técnico em Meio Ambiente no Ifes – Instituto Federal do Espírito Santo – campus de Linhares. No Espírito Santo, somente Giovanna e outra estudante – Amanda Teixeira Zampiris, aluna de uma escola pública estadual de Muqui, no Sul do Estado, alcançaram a nota máxima.
Mais de 2,7 milhões de pessoas fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O tema da redação nesta última edição do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Por meio de suas redes sociais, nesta quarta-feira (17), o deputado estadual Lucas Scaramussa parabenizou a estudante Giovanna de Freitas pelo feito alcançado.
“Certamente determinação, resiliência e equilíbrio são palavras que definem o seu resultado. Parabéns a você, a sua família, a todos os que estiveram ao seu lado e também à equipe de profissionais do Campus Ifes de Linhares, que colaboraram na conquista desse grau incrível de performance. Um orgulho para Linhares e para o Espírito Santo”, escreveu o deputado.
O JORNAL NORTE CAPIXABA não autoriza a reprodução de seu conteúdo, mesmo que citada a fonte.
Comente este post