A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irineu Morello, localizada no distrito de Morello, em Governador Lindenberg, na região Noroeste, sediou a 1ª Mostra de Astronomia do Espírito Santo, no início deste mês (dia 07).
A iniciativa foi idealizada pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Cosmos-Ufes). O propósito é proporcionar aos estudantes oportunidades significativas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, vinculadas ao pilar Aprender e Conhecer.
Ao longo das atividades programadas, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o universo, por meio de um planetário móvel, no qual foi possível realizar observações através de um telescópio solar, além de participar de seminários abordando temáticas como Astronomia, Efeito Estufa e Astrobiologia.


“Foi gratificante observar a alegria dos alunos ao experimentarem um ambiente fora do comum, entrando em contato com o universo científico e aplicando os conceitos discutidos em sala de aula”, descreveu a professora de Biologia, Iasmini Nicole Galter.
Para o estudante João Miguel, a ação foi muito interessante pelo fato de terem usado uma linguagem e ensinado conhecimentos mais simples, já que muitos alunos não têm nem conhecimentos básicos sobre astronomia. “O planetário, carinhosamente chamado de iglu, foi uma forma muito dinâmica de aprendizado, algo que está fora da nossa realidade”, disse o aluno.
Comente este post