O aguardado Encontro de Integração em comemoração pelos 36 anos de existência do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) movimentou as classes empresarial e política do município, no sábado, dia 26 de novembro, na sede da entidade.
O Encontro reúne anualmente os empresários moveleiros que compõem o Sindimol, seus familiares e convidados, entre eles autoridades políticas municipais e estaduais e representantes de diversos outros segmentos produtivos.

A festa para centenas de pessoas contou com a presença da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, também participou do evento, assim como o deputado estadual Luiz Durão, vereadores e outras lideranças locais.
O presidente do Sindimol, o empresário Bruno Barbieri Rangel, enalteceu a trajetória de 36 anos da instituição, traçando um paralelo entre passado, presente e futuro. “O trabalho longo e árduo do início, com conquistas, mas também com perdas, norteiam as nossas ações no presente e também o nosso planejamento para o futuro, com foco constante no desenvolvimento do setor e na evolução tecnológica das fábricas”, ilustrou.
A presidente da Findes, Cris Samorini, por sua vez, frisou que Linhares tem sido exemplo de desenvolvimento no Estado nos últimos anos, com a contribuição importante das indústrias moveleiras que compõem o Sindimol. Ele ainda revelou projeções que indicam crescimento dos investimentos em qualificação profissional no município.
Já o prefeito Bruno Marianelli disse que o crescimento do Sindimol e da indústria moveleira, nos últimos 36 anos, acontece simultaneamente ao período de maior desenvolvimento econômico da história de Linhares: “Trajetórias se misturam”, destacou.
Bruno Marianelli lembrou que já fez parte da Família Sindimol, no período em que foi empresário do setor, e citou o investimento feito pela Prefeitura de Linhares em um Programa Municipal de Qualificação que tem capacitado mais de três mil trabalhadores para diversos setores produtivos em atividade no município.
Lauro Queiroz, presidente do Somtimes – Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores das Indústrias Moveleiras do Espírito Santo, representou a categoria no Encontro de Integração de 36 anos do Sindimol. Ele ressaltou que as duas entidades atuam em harmonia na busca por objetivos comuns: a manutenção dos empregos, a valorização salarial e social dos trabalhadores e o crescimento integrado de todos os envolvidos na cadeia produtiva.
Ainda durante o evento, o deputado estadual Luiz Durão e o presidente da Câmara de Vereadores de Linhares, Roque Chile, ressaltaram a expressiva colaboração do polo moveleiro na geração de empregos e renda no município e no Estado.



Homenagem
A Esquadrias São Rafael foi homenageada pelo Sindimol, durante o Encontro de Integração, pelos 50 anos de existência da empresa, que foi uma das primeiras a se associar à instituição.
A homenagem foi dirigida ao empresário Dalziso Armani e sua família. Fundador e diretor-proprietário da Esquadrias São Rafael, Dalziso também é um dos pioneiros do Sindimol, tendo sido o primeiro presidente da entidade.
“É com muito orgulho que recebemos essa homenagem. Chegar aos 50 anos na indústria madeireira não é fácil. Passamos por altos e baixos e hoje estamos sobrevivendo”, agradeceu ele.

Comente este post