Em pleno desenvolvimento econômico, Linhares comemora neste dia 22 de agosto a unificação de suas três datas históricas: os 221 anos da fundação do povoado, ocorrida no ano de 1800; os 188 anos da instalação do município, realizada em 1833; e os 78 anos da segunda emancipação política, oficializada em 1943, após um período de 22 anos em que ficou incorporado ao território de Colatina.
Empresário de destaque no Norte do Espírito Santo, o linharense Sérgio Pessotti, de 56 anos, sócio-fundador do Grupo Nico, exalta os atributos que elevaram o município a um patamar privilegiado no Estado, mas faz uma ressalva importante: “Socialmente, Linhares precisa evoluir”.
Pessotti cita fatores que naturalmente propiciam o desenvolvimento econômico do município: o clima, a abundância de água e a topografia invejavelmente plana da região, além de condições logísticas que também favorecem, como o fato de estar às margens da principal rodovia do país, a BR 101, e a proximidade de portos e do aeroporto de Vitória.
Outra vantagem competitiva determinante, lembra o empresário, é o fato de Linhares estar na área de abrangência da Sudene, o que, em razão dos incentivos fiscais concedidos, torna a cidade ainda mais atraente para os grandes grupos empresariais. “Pela junção desses fatores, existe hoje cadastrada junto ao BNDES uma fila de espera de mais de 200 empresas interessadas em se instalar em Linhares”, revelou.
“Considero Linhares um lugar abençoado por Deus, por suas riquezas e potencialidades diversas. Contudo, a cidade poderia estar muito melhor. Temos problemas que ainda precisam ser corrigidos, como lazer e principalmente do ponto de vista social. Vivemos um antagonismo: o município é rico, mas a maioria de sua população não desfruta das riquezas que são geradas”, avalia Sérgio Pessotti.
O empresário defende o que considera uma necessidade: a renovação das lideranças políticas e a alternância de poder em Linhares. Embora afirme ter encerrado a sua participação direta na política, após a disputa de quatro eleições, ele se dispõe a apoiar novas lideranças, movimentos e alternativas viáveis neste sentido.
Quem é Sérgio Pessotti
Sócio Fundador e Diretor Comercial do grupo empresarial Nico, que emprega cerca de 300 pessoas atualmente em Linhares, Sérgio Pessotti é formado em Administração de Empresas. Começou a trabalhar ainda menino, aos 12 anos, e, no decorrer de sua trajetória profissional, atuou como vendedor de ferro velho, office boy, técnico mecânico, bancário, caminhoneiro, produtor rural e professor.
Filho de Edson Natalino Pessotti, o Nico, e dona Maria Pandolfi Pessotti, é casado com Giovana de Oliveira Pessotti e pai de quatro filhos: Breno, Tiago, Lívia e Gabriel.
Comente este post