Moradores de Santo Antônio de Pádua, no interior de Jaguaré, receberam na noite desta quarta-feira (13) o prefeito Marcos Guerra para apresentar as principais demandas da comunidade.
Em reunião que contou com a presença de bom número de moradores da região, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Transportes, Olávio Bernardo; do diretor do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Valmir Cristo; e do vereador Ricardo Barros.
Falando em nome dos moradores, o coordenador da comunidade, Joelson Carlos dos Santos, destacou os anseios de todos na região: “Nós precisamos realizar o desmembramento de Santo Antônio de Fátima, para que possamos pleitear a nossa regularização fundiária. Assim, teremos mais força para lutarmos pela solução dos nossos problemas. Precisamos de melhorias nas estradas, pois estamos uma via bastante movimentada, que passa ônibus o dia todo. Também queremos reforço no patrulhamento policial na região e o calçamento da comunidade”, enumerou.
Joelson ainda reivindicou da Prefeitura a construção de um poço artesiano para garantir o abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio de Pádua. “Pedimos que o SAAE assuma a administração do abastecimento de água para que não fiquemos sem água, como às vezes acontece”, acrescentou o líder comunitário.
Comunidade representada
O vereador Ricardo Barros frisou que a Câmara de Jaguaré está sempre à disposição das comunidades do município, entre elas Santo Antônio de Pádua. Ele lembrou que parte da comunidade já recebeu pavimentação na atual gestão.
“São 8 mil metros quadrados. O que tem pronto foi feito em 2021. Vamos nos organizar aqui, para tentar o calçamento rural. Reforçamos o pedido à Administração Municipal para que priorize a comunidade de Santo Antônio de Pádua também na melhoria das estradas, com a aplicação do revestimento revsol, principalmente em ladeiras e outros trechos críticos” pontuou.
Ricardo Barros apresentou outros anseios dos moradores, como a reforma na escola da comunidade e a construção de um playground para as crianças.
Em relação à reivindicação de melhoria no abastecimento de água, o diretor do SAAE, Valmir Cristo, garantiu buscar alternativas para ampliar e melhorar o serviço.
“Vamos avaliar as condições de vazão do poço artesiano que existe hoje e que já atende a escola. Se o poço for autossuficiente, podemos instalar uma outra bomba para atender com mais eficiência à comunidade. Buscaremos a melhor maneira para atender aos moradores”, disse ele, ao ser autorizado pelo prefeito Marcos Guerra a encontrar uma solução rápida para o problema.
Reuniões democráticas
O prefeito Marcos Guerra ressaltou a importância das reuniões com as comunidades na busca de melhorias para todo o município.
“O prefeito é um empregado do povo e tem que administrar os recursos do povo para o povo. Mas, para que possamos fazer isso com mais eficiência, precisamos dessa comunicação com os moradores”, pontou Marcos Guerra
“É importante que os vereadores estejam, de forma democrática, sempre conversando com as comunidades e suas lideranças, fazendo essa ponte entre os moradores e a Prefeitura”, acrescentou o prefeito.
Sobre as condições das estradas vicinais do município, Marcos Guerra esclareceu: “Alguns trechos precisam de manilhamento. Já pedimos 1500 manilhas de vários tamanhos e só aguardamos a chegada delas para começar as obras. Vamos manilhar os trechos das estradas que necessitam, construir caixas secas e outras obras. Para agilizar os serviços de manutenção das estradas, estamos adquirindo mais três caçambas para o transporte de terra”.
O prefeito lembrou aos produtores rurais que a inscrições para o programa municipal Agro Mais, que permite à Prefeitura atuar com seu maquinário nas propriedades rurais, estão abertas até o próximo dia 29 de abril e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.
Marcos Guerra explicou que o trabalho de melhoria das estradas será ampliado quando a Prefeitura puder começar a utilizar o revestimento revsol, o que deve ser autorizado pelo Governo do Estado nos próximos dias. Quanto à segurança na área rural, o prefeito aproveitou para agradecer à Câmara de Vereadores a aprovação da lei que permite à Prefeitura remunerar os policiais militares que realizam patrulhamento rural.
Comente este post