A Pedra do Cruzeiro, localizada na comunidade de Alto Liberdade, berço da colonização de Marilândia, é o principal ponto turístico do município e um dos símbolos da fervorosa religiosidade do povo marilandense. O cume da montanha, onde foi construída a imponente cruz, está a cerca de 700 metros acima do nível do mar.
Anualmente, milhares de fiéis e visitantes até de fora do Estado visitam o local. Para chegar ao alto da pedra, onde está o cruzeiro, é preciso subir nada menos que 2.166 degraus. Além da recompensa espiritual, quem consegue vencer o desafio é premiado com uma paisagem magnífica e a vista de toda a região.
A Pedra do Cruzeiro foi explorada pela primeira vez, pelo senhor Natal Tozatto, em 21 de novembro de 1932. Em 11 de julho de 1943, aconteceu a instalação do cruzeiro de 10 metros no cume da pedra, com festa e missa solene ao pé da cruz, conforme comprova um antigo cartaz com a programação divulgado na ocasião.
A escadaria que hoje facilita o acesso ao cume da montanha foi construída entre os anos de 1983 e 87, com o esforço e os recursos da própria comunidade marilandense. No local também foi construído um ponto de apoio para recepcionar os peregrinos.

Comente este post