Bruno Roza Pessoti, atualmente um dos maiores empreendedores do agronegócio no Brasil, faz questão de deixar registrada a sua homenagem e gratidão a Sooretama, que nesta quarta-feira, dia 31 de março, completa 27 anos de emancipação política. “Tenho muito a agradecer a Sooretama. Faz parte da minha história e da minha trajetória profissional. É uma terra maravilhosa, de um povo muito trabalhador”, exaltou o empresário, em entrevista ao Jornal Norte Capixaba Online.
Nascido em Linhares, Bruno Pessoti lembra que começou no agronegócio de frutas, aos 17 anos de idade, em 1994, exatamente no ano em que foi consolidada a emancipação de Sooretama. “Eu comprava frutas (mamão e maracujá) nas propriedades rurais do município e levava para revender na Ceasa, em Cariacica. Fazia esse trajeto praticamente toda semana, de caminhão”, recorda.
Hoje, aos 43 anos, consolidado como um empresário de prestígio internacional no segmento, Bruno Pessoti segue movimentando a economia sooretamense, mas de maneira infinitamente mais expressiva, como um dos maiores empregadores do município.
A Frutmel Frutas, empresa fundada e dirigida por Bruno Pessoti, está instalada em uma área própria de 27 mil metros quadrados, às margens da rodovia BR-101, localizada há apenas quatro quilômetros do centro de Sooretama. Os empreendimentos do empresário, incluindo o Packing House da Frutmel e as áreas de cultivo agrícola, empregam no total 450 trabalhadores, dos quais mais de 300 são moradores de Sooretama.
Mas um crescente flagelo social tem preocupado Bruno Pessoti em relação ao futuro do município: a falta de segurança e a consequente escalada da violência e do tráfico de drogas. “Sooretama e Jaguaré têm enfrentado o mesmo problema. Estamos perdendo uma juventude muito boa para as drogas, inclusive alguns bons colaboradores nossos”, lamentou.
Para o empresário, são necessárias medidas urgentes para conter o avanço da criminalidade, principalmente uma maior repressão ao tráfico de drogas, através do reforço das ações de segurança pública. “Esse foi o único pedido que apresentei ao deputado estadual Renzo Vasconcelos, que esteve me visitando recentemente. Que olhem com mais atenção para a realidade local”, reforçou.

Trabalho e dedicação: sucesso
O sucesso profissional alcançado por Bruno Pessoti, coincidentemente no mesmo intervalo de tempo que o município de Sooretama tem de emancipado, está baseado, segundo ele próprio, em dois pilares fundamentais: trabalho e comprometimento.
Casado e pai de três filhos, o empresário garante que trabalha em média 12 horas por dia. “Acordo todos os dias entre 4 e 5 horas da manhã e só paro depois das 7 horas da noite. Não há sucesso sem esforço e dedicação. O Brasil é o país das oportunidades para quem tem vontade de trabalhar e coragem para empreender. Nossas terras são férteis, o clima é favorável e temos boa mão-de-obra”, destaca.
Bruno Pessoti ainda ressalta que conseguiu formar uma boa equipe que o auxilia com competência na administração de todos os seus empreendimentos. “Acredito e invisto muito na força de trabalho e na capacidade da nossa juventude, especialmente dos jovens nascidos a partir de 1985 até o ano 2000. Essa faixa etária recebeu informação tecnológica de qualidade, desenvolveu senso crítico e foi bem formada em valores e princípios”, avalia.
Através da Frutmel, o empresário atende ao mercado nacional e também exporta, em torno de 30% de sua produção de mamão, das variedades Papaya e Formosa, para os mercados norte-americano, europeu e asiático. A empresa possui logística própria de distribuição, através de uma frota de 27 veículos, sendo 18 caminhões e 09 carretas, todos equipados com compartimento refrigerado.
Além do mamão, Bruno Pessoti também produz café, coco verde e, em breve, pimenta-do-reino, com lavouras em plena expansão. Ao todo, são mais de 850 hectares cultivados em quatro municípios do Norte do Estado: Linhares, Aracruz, Sooretama e Vila Valério.

Comente este post