A rodovia BR 101 será totalmente interditada nos dois sentidos, a partir das 9 horas da manhã deste sábado (30), na altura do Km 121, em Sooretama, para o transbordo de aproximadamente 40 mil litros de uma perigosa substância química inflamável armazenada no tanque de uma carreta que colidiu com um veículo de passeio e saiu da pista, na noite/madrugada da última quinta-feira (28).
Coordenada por militares do Corpo de Bombeiros, a operação começou por volta das 10h30, inicialmente com o trânsito em sistema de pare e siga, para posterior interdição total da via.
A carreta está carregada com cerca de 40 mil litros de uma substância química denominada Estireno Monômero Estabilizado. O líquido é muito inflamável ao calor, faíscas ou chamas e pode conduzir espontaneamente à violentas reações. A inalação ou contato com o material pode irritar ou queimar a pele e os olhos. Em caso de incêndio, produz gases corrosivos e/ou tóxicos. Os vapores podem causar tonturas ou asfixia. A água de controle de possível incêndio pode causar poluição.
Devido ao elevado grau de risco, todo o perímetro em torno do local do acidente foi isolado num raio de cerca de 500 metros, até que o transbordo da substância para veículos apropriados seja concluído.
Toda a operação, incluindo posteriormente a retirada da carreta do local, deve durar em torno de 4 a 5 horas, período em que a rodovia permanecerá sob interdição.
O acidente envolvendo a carreta-tanque aconteceu na noite/madrugada de quinta-feira (28). Um veículo de passeio teria forçado a ultrapassagem e colidido de frente com a carreta, que, em decorrência do impacto, acabou saindo da pista e, por pouco, não tomba. O motorista do automóvel morreu na hora.
Comente este post