Atletas do Espírito Santo conquistaram 49 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), competição realizada em Brasília (DF) até a quarta-feira, 08 de novembro.
Foram 16 ouros, 14 pratas e 19 bronzes, conquistados por atletas de 12 a 14 anos, de escolas públicas e particulares do Estado. Dentre os destaques, está o paratleta linharense Wender Rocha, que ganhou três ouros e uma prata no atletismo adaptado. Com as medalhas de ouro conquistadas, o estudante garantiu vaga no Campeonato Sul-Americano Escolar e vai representar o Estado e o País em Santiago, no Chile, entre os dias 04 e 09 de dezembro, juntamente com a atleta Ana Elizia dos Santos e os técnicos Kelley Bonicenha e Roque Marinato.
Segundo a técnica Kelley Bonicenha, Wender treina descalço e não tem local específico para treinos de atletismo em Linhares, dificultando assim, principalmente a preparação para o salto em distância e as corridas. Mesmo com as dificuldades, o estudante superou todas as expectativas e trouxe três medalhas de ouro e uma medalha de prata (todas na série ouro), sendo o atleta que mais ganhou medalha pelo time do Espírito Santo.

“Desde 2021 participo do Jeb’s com nossos atletas do Atletismo Adaptado e sempre trouxemos medalhas para nosso Estado, mas essa competição de 2023 foi mais que especial, pois nosso atleta Wender superou todas as expectativas, indo além do seu limite e conquistou a tão sonhada vaga para representarmos a Seleção Brasileira no Sul-Americano, no Chile”, destacou a técnica.

Kelley também ressalta a importância do incentivo ao esporte para os estudantes. “Estou muito feliz com essa conquista, muito agradecida à Fecade, à CBDE e à Sesport por essa rica oportunidade. Nossos alunos/atletas precisam de pessoas que confiem em seu potencial. Obrigada por manterem acesa a chama da esperança, em cada coração. Sou uma eterna apaixonada pelo esporte e sou prova viva do quanto o esporte muda a vida de uma pessoa”, disse.
O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, entidade em conjunto com a SESPORT, responsáveis pelas seletivas estaduais que classificam os atletas e por levar os estudantes para o evento, destaca a importância do crescimento dos resultados capixabas. “Ao longo dos anos, temos visto o crescimento dos resultados conquistados por nossos atletas em competições nacionais e importantes, como os Jeb’s. Isso mostra o trabalho que vem sendo realizado pelas escolas e pelos profissionais do Estado. Além disso, vemos o quanto eventos como este contribuem para a formação dos jovens. Muitos deles nunca tinham tido a oportunidade de viajar para fora do Estado e tiveram esta oportunidade a partir do esporte”, ressalta.
Ao todo, 216 estudantes representaram o Espírito Santo em todas as 17 modalidades em disputa.
Outras medalhas
As modalidades que mais tiveram capixabas no pódio, foram o atletismo/atletismo adaptado, com 13 medalhas e o wrestling e o judô, com, respectivamente, dez e oito medalhas conquistadas. O handebol também manteve a tradição e está trazendo medalhas para casa. A escola UMEF Irmã Feliciana Garcia, de Vila Velha, conquistou na quarta-feira (08) o ouro, da série ouro, na categoria masculina, após vitória por 33 a 16 contra o Colégio Contato, de Alagoas. Esse é o segundo título consecutivo da escola canela-verde na competição, consagrando mais uma vez o Espírito Santo no topo do handebol masculino infantil nacional.
Já no handebol feminino, as capixabas do Colégio Castro Alves, de Cariacica, venceram o Colégio Nivo das Neves, de Goiás, por 21 a 18, e ficaram com a medalha de bronze da série prata.
Sobre o Jeb’s
Os Jeb’s são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e reuniu cerca de seis mil participantes de todas as 27 unidades federativas do País. Os capixabas que representaram o Estado em Brasília foram campeões da edição 2023 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).
Com informações e texto: Raquel Rampon Medeiros – Assessoria de Imprensa Fecade.
Comente este post