Dezesseis anos após conquistar o vice-campeonato estadual da primeira divisão, em 2007, e se sagrar campeão da Copa Espírito Santo no mesmo ano, a Associação Jaguaré Esporte Clube volta a ocupar lugar de protagonista no futebol capixaba.
No último domingo (28), ao derrotar por 2×0 o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, o Tricolor do Norte sacramentou a conquista do título invicto da Série B e o consequente retorno à elite do Capixabão, em 2024.


A campanha do acesso foi avassaladora e a melhor de um clube na história da competição, com nove vitórias e um empate em 10 jogos disputados. A equipe marcou 22 gols e sofreu apenas um, o que fez do goleiro Paulo Henrique o menos vazado da Série B. O Jaguaré também teve o artilheiro do Estadual: o atacante Rael, com cinco gols marcados.
Experiente e multicampeão no futebol capixaba, o técnico Vevé atribuiu o sucesso do Jaguaré ao envolvimento de toda a sociedade do município em favor do clube. Ele destacou como determinantes o apoio da Prefeitura Municipal, a participação de empresários locais e a dedicação de diretoria, comissão técnica e jogadores.

“Jaguaré é um município em que as pessoas amam o esporte e não poderíamos continuar de fora da elite do nosso futebol. Quero parabenizar a diretoria, os jogadores, o técnico Vevé e toda a comissão técnica pelo excelente trabalho realizado. Acompanhamos um time que jogou um futebol de encher os olhos”, comemorou o prefeito Marcos Guerra.
O título invicto da Série B e o retorno à elite do futebol estadual reacende o sonho de que a Associação Jaguaré possa repetir e até superar os feitos alcançados em 2007, considerado o ano mágico da história do clube, que foi fundado em 05 de dezembro de 2001.
No Capixabão de 2007, o Jaguaré ficou com o vice-campeonato, após excelente campanha. Mas o melhor ainda estaria por vir, com o título da Copa Espírito Santo do mesmo ano, conquistado com triunfo sobre o Vilavelhense na final.


O time campeão, que se notabilizou como o mais vitorioso da história do clube, era treinado por Giuliano Pariz, ex-jogador e filho de Jaguaré. Entre os destaques dentro de campo, o jovem e promissor zagueiro Gil em início de carreira. Alguns anos mais tarde, ele se tornaria ídolo e campeão da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Corinthians/SP. Gil segue jogando pelo time paulista atualmente.
Em 2011, por motivos financeiros, o Jaguaré abandonou a disputa do Campeonato Capixaba. O clube retornou às atividades em 2022 e neste ano conquistou o acesso à primeira divisão da competição, com o título invicto da Série B.
Comente este post