Afastado do comando da Secretaria Municipal de Saúde em 02 de julho último, o ex-vereador Joneci Inácio de Oliveira, o Necica, ganhou novo cargo na Prefeitura de Governador Lindenberg, na região Noroeste do Estado, com salário maior do que ganhava anteriormente.
Necica teria pedido demissão da Secretaria de Saúde e, apenas 20 dias após o desligamento, foi recontratado em 23 de julho pelo prefeito Leonardo Finco (Progressistas), desta vez para o cargo de Assessor Nível Especial, vinculado ao Gabinete do Prefeito. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência do município.
A nomeação de Necica para ocupar cargos na administração pública de Governador Lindenberg é questionada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) em ação por improbidade administrativa movida contra o prefeito Leonardo e o próprio ex-vereador, conforme o Jornal Norte Capixaba noticiou com exclusividade em abril deste ano. RELEMBRE: Prefeito de Governador Lindenberg é alvo de ação do MPES por improbidade administrativa.

O prefeito Leonardo Finco ignorou recomendações do Ministério Público Estadual e manteve o aliado político Necica no cargo de secretário municipal de Saúde, de maio de 2021 até julho de 2024, quando ocorreu o pedido de demissão, provavelmente com a intenção de burlar e interromper a ação por improbidade. O MPES considera imoral, irregular e ilegal a nomeação do ex-vereador pelo fato dele estar com os direitos políticos suspensos, em consequência de uma condenação judicial sofrida anteriormente, no exercício do mandato parlamentar.
Nas eleições municipais de 2020, Necica foi o candidato a vereador mais votado do município, obtendo 468 votos, mas, em razão da Lei da Ficha Limpa, foi impedido pela Justiça Eleitoral de assumir a cadeira na Câmara Municipal.
No cargo de Assessor Nível Especial, para o qual foi nomeado agora, Necica tem salário de R$ 6.052,09, maior que os R$ 5.661,66 que recebia anteriormente como secretário de Saúde.
Comente este post