Os vereadores eleitos para a 8ª Legislatura da Câmara de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, serão empossados nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, às 16 horas, na sede da Associação da Terceira Idade (Atis), em solenidade que também marcará a posse do novo prefeito do município, Fernando Camiletti (Republicanos), e do vice-prefeito João Paulo Silva (Podemos).
A nova composição impõe uma significativa renovação no parlamento sooretamense. Dos nove novos vereadores que tomam posse, apenas três são reeleitos e continuam no Legislativo para mais um mandato. Os demais vão ocupar o cargo eletivo pela primeira vez, entre eles duas mulheres.
Os reeleitos são Klysmamm Marcelino (MDB), o mais votado do município, Igor do Salão (Podemos) e Willington Costa (Republicanos). Estreiam na Câmara Talis Padilha (PL), Tânea Brumatti (MDB), Tatinha (Republicanos), Edson Costa (Podemos), Jhonata Lets Go (PSDB) e Marquinho Cognolato (PSDB). É a primeira vez na história política de Sooretama que duas mulheres são eleitas para a mesma legislatura.
Embora oito dos nove parlamentares integrem a base aliada do novo prefeito, há equilíbrio na representatividade partidária, com quatro partidos – MDB, Podemos, Republicanos e PSDB – tendo dois vereadores cada. Talis Padinha, representante do PL, é o único que não foi eleito no palanque de Fernando Camiletti.
A seguir, um breve perfil dos novos vereadores sooretamenses:
Klysmamm Marcelino Machado Pereira (MDB)
Embora jovem, com apenas 27 anos de idade, já é um dos nomes mais experientes da política sooretamense. Reeleito com a maior votação do município nas últimas eleições (588 votos), exercerá o terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal. Já foi presidente da Casa de Leis no biênio 2019/2020.
Talis Cavalcante Padilha (PL)
Estreante na Câmara, será o mais jovem parlamentar da nova legislatura, aos 23 anos de idade. Foi eleito pelo PL com a segunda maior votação do município (494 votos), alinhado a pautas conservadoras, como a defesa da família e de outros valores cristãos.
Igor Costa Silva – Igor do Salão (Podemos)
Aos 35 anos, foi reeleito para o segundo mandato na Câmara Municipal, com 484 votos. Se autointitula o ‘Vereador do Povo’, por sua identificação com a defesa das causas dos menos favorecidos das comunidades sooretamenses. No biênio 2023/2024, ocupou o posto de 2º secretário da Mesa Diretora do Legislativo.
Tanea Maria Zamprogno Brumatti (MDB)
Aos 62 anos, chega à Câmara de Sooretama pela primeira vez, eleita com 478 votos. Ela quer dar sequência ao legado político do irmão, o saudoso Delair Antônio Brumatti, vereador do município por dois mandatos, que faleceu prematuramente aos 52 anos, em 2019, após lutar bravamente contra um câncer severo.
Edison Carlos Costa Rodrigues (Podemos)
Após a terceira tentativa, finalmente conseguiu se eleger vereador do município, com 441 votos. Nas duas disputas anteriores, apesar de ficar entre os mais votados, esbarrou nos injustos critérios da legislação eleitoral. Tem 39 anos e ocupou vários cargos relevantes na administração municipal nos últimos oito anos.
Willington da Costa Jorge (Republicanos)
Assumiu a vereança, na condição de suplente, em agosto de 2023. A atuação destacada e projetos importantes aprovados o credenciaram para mais quatro anos de mandato, agora como vereador titular. De origem humilde, filho de pescadores, é defensor da categoria em Sooretama. Tem 34 anos e foi reeleito com 436 votos.
Ana dos Santos Camiletti – Tatinha (Republicanos)
Evangélica e comerciante conhecida no município, chega à Câmara pela primeira vez, aos 48 anos de idade, ampliando a representatividade feminina na política sooretamense. É filha de João Messa dos Santos, o João Celso, tradicional produtor rural de Sooretama e região. Foi eleita com 431 votos.
Jhonata Lúcio Albino – Jhonata Lets Go (PSDB)
Músico, prestes a completar 34 anos de idade, chega à Câmara, eleito com 374 votos, levando consigo uma história pessoal de superação e volta por cima. É morador e representante dos bairros da região periférica da cidade.
Marcos de Almeida Cognolato – Marquinho Cognolato (PSDB)
Gerente de uma tradicional empresa de comércio varejista da cidade, levará para a Câmara a experiência, o carisma e o prestígio de anos de atuação no atendimento direto ao público. Tem 38 anos de idade e foi eleito com 362 votos de confiança da população sooretamense.
Comente este post