A Prefeitura de Governador Lindenberg, no norte do Estado, sob a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Leonardo Finco (PP), ainda não foi capaz de colocar em operação uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) construída através de convênio com o Governo do Estado no distrito de Novo Brasil, interior do município, apesar da obra ter sido oficialmente inaugurada no final do mês de julho, conforme denunciam moradores da localidade.
A ETE foi um dos benefícios simbolicamente entregues no município pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante agenda no dia 31 de julho. Na mesma ocasião, Casagrande autorizou o início do asfaltamento da rodovia ES 360, que liga Governador Lindenberg a Rio Bananal.
Quase dois meses após a inauguração, o equipamento está concluído, mas, estranhamente, permanece em desuso. Enquanto isso, um córrego contaminado com esgoto a céu aberto corre em Novo Brasil, próximo às residências e passando também nos fundos da unidade de pronto atendimento de saúde do distrito, o que torna o problema ainda mais grave.



Moradores reclamam que todo tipo de esgotamento sanitário sem tratamento, incluindo fezes e outros dejetos, é lançado no local, causando mau cheiro insuportável e a proliferação de insetos e doenças.
O convênio com o Governo do Estado e os recursos, da ordem de R$ 1,6 milhão, para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Novo Brasil foram viabilizados desde o ano de 2020, ainda durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Loss (PV). Além do projeto pronto, a atual administração municipal também recebeu o terreno adquirido para edificar a ETE. A obra, que deveria ficar pronta em 180 dias, levou quase quatro anos. Mesmo assim, ainda não foi colocada em funcionamento.
Comente este post