Duas indústrias de características familiares, sediadas nos municípios de Rio Bananal e Sooretama, respectivamente, no Norte do Estado, figuram com destaque entre as 10 maiores empresas de sorvete do Espírito Santo em faturamento, de acordo com a plataforma Econodata.
Baseada em dados detalhados, atualizados e confiáveis, a Econodata definiu e divulgou o ranking das 100 empresas capixabas com maior faturamento no segmento. A Sabor Natural Sorvetes, de Rio Bananal, aparece em sexto lugar na lista, seguida da Sorvetes Sabor da Roça, situada em Córrego Chumbado, Sooretama, que ocupa a sétima posição. Ambas alcançam números semelhantes de faturamento anual, na casa dos R$ 2,3 milhões.
Fundada pelo empresário José Maria França em 1994, a indústria de sorvetes Sabor Natural chega em 2024 aos 30 anos de existência em Rio Bananal. A fábrica, localizada no bairro de São Sebastião, produz e comercializa uma média de 10 toneladas de diversos tipos de sorvetes por mês, incluindo picolés, açaí, paleta mexicana, gelo saborizado para drinques e o tradicional sorvete de iogurte Naturalzinho.


Segundo José Maria França, a empresa mantém atualmente 16 empregos diretos no município. Além de comercializados em praticamente todo o Norte do Estado, os sorvetes Sabor Natural também começam a chegar à Grande Vitória e algumas cidades do Sul da Bahia.

“O sonho de abrir uma fábrica de sorvetes surgiu aos 17 anos de idade. Com muito esforço e dedicação, concretizei esse sonho em 1994. Aos poucos, a Sabor Natural foi se consolidando no mercado, entregando produtos de qualidade e com excelente atendimento aos clientes. O carinho ao produzir os sorvetes e a alegria em tratar os clientes como amigos são os diferenciais que nos guiam até hoje”, ressalta José Maria.
Já a Sorvetes Sabor da Roça, cuja indústria está localizada em Córrego Chumbado, no interior de Sooretama, completou 23 anos de atuação no mercado. Ana Delma Gama Manthaya, uma das fundadoras e sócia-proprietária da empresa, relembra o início da trajetória de sucesso do empreendimento: “Nossa história começou vendendo picolé de porta em porta com uma bicicleta. Eu fazia os picolés pela manhã e meu irmão vendia à tarde, percorrendo as residências dos moradores, aqui mesmo no interior de Sooretama. Aos poucos, fomos comprando mais maquinários e ampliando a fábrica”, detalhou ela.

Atualmente, a Sabor da Roça produz sorvetes de diversos tipos e mais de 60 sabores, comercializados em várias cidades do Norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Grande Vitória, além do Norte do Rio de Janeiro. O carro chefe das vendas, segundo Ana Delma, é o sorvete de iogurte Saborzinho.

Comente este post