Após reunião com o gerente da Viação Joana D’arc, Ferdinando Damiani, na semana passada, o presidente da Câmara de Vereadores de Sooretama, João Paulo da Silva (Podemos), anunciou que irá à Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb/ES) por melhorias na linha intermunicipal de ônibus entre Sooretama e Linhares.
João Paulo já acionou a deputada estadual Janete de Sá (PSB) para ela intermediar a agenda junto ao órgão, que é vinculado ao Governo do Estado.
Em busca de esclarecimentos e levando uma lista de várias reivindicações e reclamações dos usuários de Sooretama, João Paulo esteve na sede da Viação Joana D’arc, em Linhares, onde foi recebido pelo gerente Ferdinando Damiani. A empresa é a detentora da concessão pública outorgada pela Ceturb/ES para operar a linha que liga Linhares a Sooretama.

As principais reclamações dizem respeito ao valor da tarifa, ao estado de conservação dos ônibus disponibilizados para a linha – a maioria está sucateada, segundo os passageiros – e a inexistência de veículos equipados com ar condicionado.
O vereador João Paulo também reivindica uma extensão de quase um quilômetro na rota de circulação dos ônibus no perímetro urbano de Sooretama para atender aos moradores do bairro Sayonara 2 e adjacências, que hoje precisam caminhar longas distâncias entre as suas residências e os pontos de embarque e desembarque mais próximos.

Ferdinando Damiani explicou que o valor da tarifa – atualmente R$ 7,40 – é definido pela Ceturb/ES com base em um coeficiente multiplicado pela distância percorrida nas viagens, de pouco mais de 29 quilômetros, com a utilização de ônibus de características urbanas, de modo a garantir o equilíbrio econômico/financeiro do contrato público de prestação de serviço essencial.
Segundo Damiani, o contrato atual de concessão celebrado entre a Viação Joana D’arc e a Ceturb/ES está perto do fim e não permite alterações. Também não prevê a utilização de veículos com ar condicionado.
Quaisquer demandas, segundo ele, devem ser apresentadas à Ceturb/ES e incluídas no próximo contrato de concessão, caso as reivindicações sejam acatadas pelo órgão. A previsão é que a concorrência para a nova concessão da linha intermunicipal Linhares – Sooretama ocorra entre o final deste ano e início de 2025.
Comente este post