Ignorando pareceres da Procuradoria Jurídica e da Comissão de Justiça da própria Câmara, que consideraram a proposta inconstitucional, a maioria dos vereadores de Linhares aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (19), o projeto de lei de autoria do prefeito Bruno Marianelli que autoriza o município a contrair empréstimo de U$ 56 milhões de dólares – quase R$ 300 milhões de reais na cotação atual, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
SAIBA MAIS: Prefeitura de Linhares quer autorização para contrair empréstimo milionário.
Será a maior dívida contraída na história administrativa de Linhares, mesmo com o município ultrapassando a marca de R$ 1 bilhão de arrecadação anual, conforme ressaltou o deputado estadual Lucas Scaramussa. LEIA: Lucas Scaramussa detona Prefeitura de Linhares por empréstimo milionário.
O projeto de lei número 05/2023 foi aprovado por 11 votos favoráveis e apenas seis contrários. Decidiram pela autorização ao empréstimo os vereadores Carlos Almeida, Edimar Vitorazzi, Egmar ‘Guigui’, Gilson Gatti, Juarez Donatelli, Juninho Buguiú, Messias Caliman, Pâmela Maia, Therezinha Vergna Vieira, Tobias Cometti e Urbano D’Ávila.
Posicionaram-se contra a proposta os parlamentares Roninho Passos, Professor Antônio Cesar, Jhonatan Maravilha, Tarcísio Silva e Alysson Reis, além do Wellington Vicentini.

Um dos principais críticos à proposta do empréstimo, o vereador Roninho Passos lamentou a decisão da maioria dos vereadores: “A velha política venceu”, disse.
Roninho salienta que não é contra o desenvolvimento de Linhares, mas questiona o alto endividamento do município, comprometendo receitas por décadas, para investimento em um projeto de expansão urbana, mesmo com a cidade tendo tantas outras carências em vários setores.
“O próximo ano é eleitoral. Causa-me estranheza o prefeito pedir tantos recursos para investimentos às vésperas das eleições, na qual ele concorrerá à reeleição. Fomos contrários a esse estelionato eleitoral. Agora está nas mãos da população fazer o julgamento das pessoas que permitiram essa vergonha em nossa cidade”, desabafou.
Comente este post