Com importante participação da arquiteta marilandense Andressa Maria Rovetta Modenesi, o município será contemplado com um projeto de estudo e extensão interdisciplinar desenvolvido pela Universidade de Vila Velha (UVV), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade, em parceria com o Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) – Campus de Colatina.
O projeto intitulado “Territórios em risco em ações da extensão universitária: transformações, experiências e memórias de sujeitos em Colatina e Marilândia (região Centro Oeste do Espírito Santo)” é coordenado pelas professoras doutoras Melissa Ramos da Silva Oliveira e Teresa Cristina da Silva Rosa. Com caráter interdisciplinar, a iniciativa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES) e envolverá alunos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Sociologia e Geografia.
Destaque também para a colaboração de renomados pesquisadores e doutores: Frank Andrew Davies (UVV), Alfredo Lampier Junior (UNESC), Luciana Schaeffer (UNESC), Marcos Barreto de Mendonça (UFRJ), Elisabetta Bucolo (CNAN/Paris), Fabrício Cardoso de Mello (UVV) e André Vianna Nascimento (UVV). Andressa Rovetta e outros dois alunos de pós-graduação em Arquitetura e Cidade da UVV integram o projeto: Hugo Mariani Frossard e Karla Fernanda da Silva Kiister.

Através das memórias evocadas das próprias comunidades, o projeto de extensão universitária pretende construir uma cartografia socioambiental e uma agenda de ação para lidar com situações de risco de desastres, de modo a contribuir para a redução de desigualdades e vulnerabilidades na Microrregião Centro-Oeste, nos municípios de Colatina e Marilândia.
A ação pretende ainda contribuir para a formação política de cidadãos a partir da visibilidade e o intercâmbio de conhecimentos científicos e de saberes localmente produzidos pelas experiências vividas, possibilitando a produção coletiva de conhecimentos dos grupos vulnerabilizados para a atuação em áreas de governança territorial.
Comente este post