Texto e fotos – Por Cátia Silva
Uma reunião na manhã da última segunda-feira (07) detalhou pontos deficitários nas Secretarias de Saúde e de Obras da Prefeitura de Sooretama, bem como no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e no desenvolvimento social do município.
Nas últimas semanas, conforme relato dos vereadores, muitas reclamações da comunidade vêm chegando até eles. Em razão disso, o Legislativo decidiu convidar o prefeito Alessandro Broedel, o vice-prefeito Fernando Camiletti e os secretários municipais Wesley Costa (Saúde), Erivelter Luns (Obras) e Neuso Caliman (diretor do SAAE) para expor as reivindicações.
O encontro debateu a necessidade urgente de soluções para problemas enfrentados nas áreas de atuação das secretarias citadas. Entre os problemas apontados pelos vereadores está a deficiência na Saúde, especialmente em relação ao Pronto Atendimento (PA) 24 horas e a Farmácia Básica da cidade.
Melhorias no serviço de coleta de lixo e entulhos no município, a necessidade de conscientização da população para colaborar neste sentido, o papel do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e ações preventivas no Combate à Dengue foram outros temas abordados.
Na segunda parte da reunião, os representantes dos poderes Executivo e Legislativo trataram sobre o desenvolvimento social de Sooretama e uma possível reorganização administrativa na Prefeitura.
Na ocasião, o prefeito Alessandro Broedel anunciou a contratação de mais sete médicos para suprir deficiências nas Unidades Básicas de Saúde. Outra boa notícia foi o anuncio de mais uma empresa que está em processo de instalação no município, com a expectativa de gerar mais empregos e renda para a população.
Conforme o presidente do Legislativo, vereador Oscar Santos, a Casa de Leis procura solucionar os problemas através do diálogo com a Prefeitura. “Alguns pontos específicos em que os vereadores observaram carência foram debatidos e as dúvidas sanadas junto ao prefeito, vice-prefeito e secretários”, lembrou.
A Câmara pretende realizar reuniões periódicas como essa afim de expor os trabalhos realizados, possibilitar a troca de informações e as metas a serem atingidas. “Esses encontros servirão para antecipar os problemas e não deixar que cheguem ao extremo. “Diante das reclamações apresentadas, eu como presidente desta Casa de Leis e os demais vereadores deixamos nosso reconhecimento aos esforços, empenho e dedicação de secretários e do executivo em prol da população”, pontuou Oscar Santos.
Representando a administração municipal, participaram da reunião o prefeito Alessandro Broedel, o vice-prefeito Fernando Camiletti, o secretário de Saúde Wesley Costa, o secretário de Obras Eriverter Luns, o secretário de Tributos e Arrecadação Francisco Bittencourt, o diretor do SAAE Neuso Caliman e o gerente da Vigilância Sanitária Tiago de Souza Bruno. Pelo lado da Câmara, além do presidente Oscar Santos, estiveram presentes os vereadores João Paulo da Silva, Igor Costa, Joceandro Cruz Machado, Paulo Sérgio de Rezende, Aldemir dos Santos Frederico, Tarcisio Bobbio e Klysmamm Marcelino.
Comente este post