A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, estará nesta sexta-feira (22), às 19h, em Linhares, para o lançamento do seu livro “Origens – Como a periferia me levou à política e me fez vice-governadora”. O evento, com sessão especial de autógrafos, acontece no auditório do Center Norte Conceição, no bairro Nossa Senhora da Conceição.
Na obra, ela narra sua trajetória de vida como uma mulher da periferia que desafiou o impossível, rompendo todas as dificuldades que fariam com que ela fosse mais uma pessoa a permanecer nas difíceis condições de onde nasceu. Revela, também, como uma mulher inconformada com as adversidades de sua realidade fez das dificuldades o combustível para mudar sua condição e chegou à Vice-Governadoria do Espírito Santo, tornando-se também a primeira mulher a governar o Estado.
Nascida em uma família muito simples e pobre do subúrbio carioca, Jacqueline Moraes veio ainda na infância residir no Espírito Santo, na cidade de Cariacica, quando os pais buscavam uma vida melhor. Enquanto a mãe trabalhava, ela procurava por pneus velhos abandonados, levando para vender na borracharia e com o dinheiro comprava comida para ela, a irmã e o irmão. Diante das dificuldades, aos 14 anos, já estava no dia-a-dia do trabalho de ambulante, dando início à sua jornada de luta por igualdade e justiça social. Logo, ela passaria a liderar na defesa dos colegas ambulantes e nos bairros onde residiu.
A educação também é uma área muito importante na vida de Jacqueline. Foi por meio de elogios e incentivos dos professores que ela decidiu terminar os estudos e formou-se em Direito, enquanto vice-governadora.
No atual cargo, tornou-se a primeira vice-governadora a ocupar o centro do poder no Estado. “Estamos fazendo História no Espírito Santo”, disse o governador Renato Casagrande, ao lhe dar posse pela primeira vez como governadora do Estado.As histórias pessoais relatadas no livro trazem paralelos sobre os momentos socioeconômicos do Espírito Santo com o passar do tempo, mostrando a evolução da economia e da sociedade. Verdadeiro e empático, “Origens – Como a periferia me levou para a política e me fez vice-governadora” é uma obra que tem tudo para oferecer uma bela história, assim como a de muitos capixabas.
Comente este post