Os casos de síndromes gripais causadas pelo vírus Influenza provocaram aumento de fluxo de atendimentos nas unidades de saúde, no Hospital Geral de Linhares (HGL) e na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas (UPA), no bairro Shell. Nas duas unidades de referência hospitalar o aumento de demanda é de mais de 100%, o que acarreta um tempo de espera maior para o atendimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, entre domingo (26) e terça-feira (28) um total de 684 pacientes foram atendidos na UPA Infantil, e, deste total, 293 foram confirmados com alguma síndrome gripal, o que representa mais de 42% total de atendimentos.
Até a manhã desta quarta-feira (29), segundo a Secretaria de Saúde, seis pacientes permaneciam internados com diagnóstico confirmado de Influenza, todos HGL, sendo que quatro pacientes apresentavam quadro clínico estável e dois em estado grave.
“É importante deixar claro que o município de Linhares, a exemplo dos demais municípios do Estado, está atravessando uma epidemia de gripe”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.
“Estes casos confirmados têm relação direta com a baixa adesão da população a vacinação, que embora não tenha sido desenvolvida para prevenir essa variante H3N2, aumenta a imunidade e dificulta a infecção pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG”, explicou.
Pacientes devem buscar Unidades de Saúde
Saulo Meirelles orienta que a população, inicialmente, deve buscar atendimento na unidade básica de saúde do território onde reside.
O secretário explicou que “é preciso entender que o atendimento pode demorar um pouco, já que o aumento de casos de síndrome gripal não estava previsto e que mesmo com o aumento, as pessoas serão atendidas da melhor maneira possível.
Traumas e patologias de maior gravidade continuarão sendo atendidos pelo HGL e pela UPA Infantil 24 horas. Estas duas referências continuam como retaguarda para atender casos mais complexos, referenciados pelas unidades básicas de saúde. Há casos em que até o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá realizar o encaminhamento.
Vacina
Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria Municipal de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.
Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. As pessoas devem ir até a unidade de saúde mais próxima e apresentar um documento original com foto ou CPF e a carteira de identidade.
“Precisamos que a população se conscientize da necessidade de se vacinar. Linhares sempre atingiu as metas de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde e neste ano, pelo menos 20% do público esperado ainda não se vacinou”, informou Saulo Meirelles.
Comente este post