Secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCEES) desde 2015, o auditor Rodrigo Lubiana Zanotti se despediu do cargo no final do mês passado. Ele prestou contas do trabalho realizado nos 10 anos em que atuou no setor – antes de ser secretário geral, foi coordenador e secretário-adjunto – e recebeu o reconhecimento por parte dos conselheiros da Corte, que exaltaram sua liderança e competência à frente de uma área técnica de importância estratégica para o Tribunal.
Rodrigo Lubiana é natural de Governador Lindenberg e filho de famílias tradicionais na região. Ele trabalhou na primeira administração pública do município, comandada pelo ex-prefeito Diva Prando, entre 2005 e 2008, antes de ser aprovado em concurso público e passar a integrar o corpo técnico de auditores do Tribunal de Contas do Estado.
Ao passar o cargo de secretário-geral de Controle Externo para o colega Donato Volkers Moutinho, Rodrigo Lubiana fez vários agradecimentos e ressaltou: “Sempre foi uma grande honra registrar minha história no Tribunal de Contas do Espírito Santo”.
O auditor pontuou os principais avanços alcançados pelo TCEES no período em que esteve à frente da Secretaria de Controle Externo, destacando ações como a implantação do CidadES, o Plano Anual de Controle Externo (Pace) e o fortalecimento das relações institucionais. Segundo ele, o CidadES aumentou a quantidade de informações disponibilizadas ao Tribunal e reduziu a média de atraso na entrega das Prestações de Contas Anuais (PCAs), de cerca de 44% para percentuais que oscilam entre 1 e 5% apenas, além de outros benefícios.
Rodrigo Lubiana apontou também a importância de ações concomitantes, como a análise preliminar nos editais de concessão. “Certamente, se não houvesse esse trabalho, muitas concessões, muitos contratos seriam nocivos para a sociedade. São contratos de 20, 30 anos que, se estiverem corretos, vão produzir efeitos positivos. Então, uma licitação para obra ou para a compra de materiais corrigida antes que aconteça, é bom para todos os envolvidos e evita prejuízos para a população”, observou.
“Conseguimos avançar muito, com parcerias com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com o Fórum Estadual de Controle Interno do Estado, o Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo, entre outros órgãos, inclusive em âmbito nacional. Certamente, colhemos frutos muito positivos”, completou ele.
Durante a solenidade de troca de comando na Secretaria de Controle Externo (Segex), conselheiros do Tribunal de Contas exaltaram a conduta profissional e a competência de Rodrigo Lubiana. Primeiro a se manifestar, o conselheiro Sérgio Aboudib o descreveu como “um servidor exemplar”. “A sua dedicação, o seu caráter e a sua liderança se tornaram referência para o TCEES. Registro publicamente a minha admiração e o meu agradecimento”, acrescentou.
Por sua vez, o conselheiro Rodrigo Coelho ressaltou “o trabalho zeloso e descentralizado” do auditor à frente da Segex.
O vice-presidente do TCE-ES, conselheiro Domingo Taufner, enfatizou que Rodrigo Lubiana sempre exerceu suas funções com dignidade e eficiência, representando a Corte dentro e fora do Estado. “Parabenizo e reconheço aqui todo o seu trabalho”, disse.
Rodrigo Lubiana Zanotti ingressou na Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo em 2011, como coordenador; chegou a secretário-adjunto em 2014 e assumiu o cargo de secretário-chefe no ano seguinte, em 2015.
Comente este post