Na zona rural de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, uma história de reconexão com as raízes e compromisso ambiental ganhou destaque nacional. A engenheira Fabiani Salomão, que um dia acreditou que a roça não poderia lhe garantir estabilidade financeira, foi reconhecida com um prêmio de sustentabilidade nacional.
O reconhecimento veio por meio da 4ª edição do Prêmio Produtor Rural Sustentável, iniciativa do Sicoob que valoriza produtores rurais comprometidos com práticas conscientes e impacto social positivo.
Filha de agricultores, Fabiani saiu cedo de casa para estudar engenharia, mantendo distância do campo. A mudança de trajetória aconteceu após o diagnóstico precoce de Parkinson em seu pai, agravado pelo uso intensivo de agrotóxicos na lavoura da família.

“Descobrimos a doença muito precoce que teve um aceleramento grande, principalmente por causa do uso de agrotóxicos na propriedade”, relembra Fabiani.
Diante da situação, ela decidiu assumir a gestão da propriedade e transformar completamente sua lógica produtiva. Com espírito empreendedor, buscou cultivos mais sustentáveis e rentáveis em pequenos espaços, encontrando no cacau especial uma nova vocação.
A Reinholz Chocolate nasceu como resposta ao desafio de equilibrar lucratividade e responsabilidade socioambiental. Fabiani investiu em práticas regenerativas, como compostagem e reflorestamento, e reduziu drasticamente o uso de insumos químicos adotando também o uso de energia solar.
“A fábrica se sustenta hoje por causa da energia que nós mesmos geramos, graças à parceria com o Sicoob”, destaca.

A diretora operacional do Sicoob Conexão, cooperativa à qual Fabiani é associada, reforça que o reconhecimento por meio do prêmio é resultado de uma trajetória marcada por coragem, inovação e cooperação.
“Essa é uma trajetória que inspira pela coragem, pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade. Para o Sicoob, é gratificante fazer parte de histórias que conectam pessoas, propósito e transformação no campo”, afirma Michelle Sabaini Calmon Manzoli.
De “menina que nunca quis saber da roça” à empreendedora rural premiada, Fabiani inspira uma nova geração de produtores a abraçar o campo com propósito e responsabilidade.
Fabiani foi a única capixaba premiada entre os vencedores da 4ª edição do Prêmio Produtor Rural Sustentável. Os outros produtores premiados foram Pedro Carvalho Cunha (MG), Marcelo Cocco (MG), Ariane Freitas (SP), Paulo Cesar (SC) e Laércio Carra (SP).
Comente este post