O Governo do Estado oficializou, na manhã desta quarta-feira (20), o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na Região Norte de Saúde.
Inicialmente, 11 municípios passam a contar com o serviço: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
“Mais uma semana em que estamos presentes no Norte do Estado e com entregas muito importantes. Viemos lançar o ‘Samu para Todos’ na região, que já está funcionando em 11 cidades. A presença do SAMU 192 no município diminui o tempo de resposta no atendimento, ajudando a salvar vidas”, destacou o governador Renato Casagrande (PSB), ao oficializar o início do programa, durante solenidade em São Mateus.
Casagrande ressaltou que cada município tem a sua base e a sua própria ambulância, o que agiliza atendimentos de urgência. O investimento na implantação do SAMU 192 é superior a R$ 5 milhões, sendo que a Central de Regulação das Urgências será totalmente custeada pelo Estado. O Consórcio Público da Região Norte do Estado (CIM Norte/ES) é parceiro na iniciativa.

Os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e Ecoporanga serão os próximos contemplados na segunda etapa de implantação do serviço na região.
O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, lembrou que os serviços serão prestados 24 horas por dia, com o objetivo de auxiliar a sociedade em caso de risco à vida. “O SAMU 192 faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações, envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. A assistência pode ser solicitada por qualquer cidadão pelo número telefônico 192”, explicou.
Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para garantir um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o procedimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 deve ser acionado em casos de parada cardiorrespiratória, dor forte no peito (infarto), dificuldade de respirar (engasgo), suspeita de Acidente Vascular Cerebral (derrame), intoxicação (envenenamento), queimadura grave, choque elétrico, acidente de trânsito com vítima, queda grave e fratura, afogamento, surto psiquiátrico, ferimento causado por armas e trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou o bebê.
Comente este post