O Governo do Espírito Santo iniciou, na manhã desta segunda-feira (22), a vacinação de idosos de 70 a 74 anos contra o novo coronavírus. A abertura da Campanha de Vacinação Estadual para este público ocorreu em ato simbólico realizado na Unidade Regional de Saúde Boa Vista II, no município da Serra, com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito Sérgio Vidigal e de outras autoridades.
O Estado enviará aos municípios o quantitativo de vacinas suficiente para imunizar 78% das pessoas com idades entre 70 e 74 anos – 99.741 idosos no total. Também serão enviadas doses para completar 100% de cobertura dos idosos de 75 a 79 anos, além de mais vacinas para atender 63% das comunidades quilombolas e trabalhadores da saúde.
Durante o ato simbólico, o governador Casagrande reforçou a importância da vacinação. “Hoje estamos dando um passo a mais na imunização da população. Quando a pessoa recebe as duas doses, fica menos suscetível à doença ou apresenta sintomas menos graves, em caso de contaminação pelo vírus. Por isso, queremos seguir trabalhando em conjunto com o Governo Federal para vacinarmos cada vez mais pessoas. Esperamos que o Instituto Butantan e a Fiocruz possam estabilizar a produção da vacina para que possamos acelerar a vacinação”, pontuou.
Casagrande citou ainda que o País e o Estado enfrentam o pior momento da pandemia: “Diminuir a interação entre as pessoas é fundamental. Por conta disso, necessitamos seguir a quarentena de 14 dias. Nossa avaliação é positiva, já que estamos vendo a adesão das pessoas. A interação diminuiu, mas ainda não é suficiente. O resultado dessa quarentena vai ser visto nos hospitais daqui 20 a 30 dias. Estamos com quase 94% da taxa de ocupação de leitos de UTI. Vários hospitais já estão sem vagas e não apenas para tratamento da Covid-19, mas também para outras enfermidades. O Estado conseguiu atender até agora a todos e o nosso objetivo é seguir dando dignidade aos capixabas”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, comemorou o avanço na vacinação dos grupos prioritários. “Estamos avançando aos poucos a imunização contra a doença no Espírito Santo”, ressaltou.
Ele confirmou que o Espírito Santo segue “buscando materializar a compra de novos imunizantes para que consiga avançar mais rapidamente na vacinação de todos os capixabas”.

Comente este post