Prestes a tomar posse como novo vice-prefeito de Sooretama, João Paulo da Silva (Podemos), em seu último ato na presidência da Câmara de Vereadores do município, realizou a entrega simbólica do anexo de gabinetes do Legislativo, na noite desta segunda-feira, 30 de dezembro.
Além da ampliação, com a construção de gabinetes individuais para cada um dos nove vereadores, a sede da Câmara também recebeu nova pintura. Foi a primeira intervenção para melhorias no Paço Legislativo ‘Aristides Leite de Oliveira’, desde a sua inauguração em dezembro do ano 2000, portanto, há 24 anos.
O anexo dos gabinetes, construído no segundo pavimento, foi batizado com o nome da saudosa Maria Luzia Mergace de São Paulo. Justa homenagem a uma sooretamense ilustre que, em vida, se notabilizou por ser participante ativa dos trabalhos da Casa de Leis em todas as legislaturas. Familiares da homenageada se emocionaram durante o ato simbólico de entrega do espaço que imortaliza a memória de Dona Maria Luzia. Vereadores – atuais e eleitos – o prefeito Alessandro Broedel (MDB) e o prefeito eleito Fernando Camiletti (Republicanos), entre outras autoridades, também participaram do momento.


A partir desta próxima legislatura – a 8ª da história do município, que se inicia nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro, os vereadores de Sooretama passarão a contar com gabinetes individuais para o melhor exercício de seus mandatos. O espaço permitirá aos parlamentares condições adequadas de trabalho para o atendimento às demandas da população.
A ampliação da Casa Legislativa, com a construção do anexo dos gabinetes, encerra com chave de ouro uma gestão exitosa e repleta de avanços que marcam a passagem de João Paulo da Silva pelo comando do Poder Legislativo sooretamense, no biênio 2023/2024.



Outros avanços
João Paulo ainda foi responsável pela elaboração e aprovação do novo texto do Regimento Interno da Câmara Municipal. É a primeira revisão e atualização do documento regimental que regulamenta a atuação do Poder Legislativo desde a instalação do município de Sooretama, em 1997.
Desde a sua redação original, diversas mudanças ocorreram na legislação brasileira, especialmente em normas constitucionais, administrativas e fiscais. Para que o Regimento mantenha sua eficácia e alinhamento com o ordenamento jurídico atual, se tornou indispensável a revisão. A reformulação permite a adoção de práticas mais dinâmicas e eficientes, adequadas à realidade local e ao crescente volume de demandas que chegam à Câmara.
Além disso, o Poder Legislativo passou a contar com sistemas eletrônicos de processos, uma inovação que agiliza e moderniza a tramitação legislativa e administrativa. No entanto, o regimento antigo não contemplava essa realidade tecnológica, resultando em normas incompatíveis com as práticas vigentes.
Ao se despedir do cargo de vereador, João Paulo listou outras conquistas importantes alcançadas para o município durante sua passagem pela presidência da Câmara. Ele mencionou, entre outros, o projeto ‘Câmara que Promove Cidadania’, a reinauguração da Procuradoria da Mulher na Casa de Leis, a valorização e reconhecimento dos servidores e a tradução dos trabalhos legislativos para a linguagem de sinais, através da contratação de intérpretes de libras, proporcionando dignidade, acessibilidade e uma comunicação eficaz com toda a comunidade muda e surda de Sooretama.
“Junto com meus colegas vereadores, participamos de um momento histórico e único de desenvolvimento do nosso município. Discutimos e aprovamos projetos que permitiram a Sooretama todos os avanços extraordinários que teve nos últimos anos”, celebrou João Paulo.
“Agradeço aos vereadores que estiveram comigo nesta caminhada e a cada membro da minha equipe, sem os quais não seria possível tudo o que fizemos. Me despeço dessa Casa de Leis, que era a Casa de meu saudoso pai, o Vereador Paulão, com toda gratidão e convicção do meu dever cumprido, pronto para iniciar uma nova etapa de minha trajetória a serviço do município de Sooretama”, finalizou.
Comente este post