Um dos maiores produtores do Espírito Santo, Jaguaré prepara para o próximo dia 24 deste mês o lançamento de seu primeiro Concurso do Café Conilon. O evento é promovido pela Prefeitura do município, em parceria com o Sindicato Rural, o Incaper e outros representantes do setor produtivo local.
O objetivo do concurso é reconhecer, valorizar e premiar a qualidade do café conilon produzido na região de Jaguaré, como forma de sensibilizar os produtores e outros atores da cadeia produtiva sobre as novas oportunidades de negócios que surgem a partir da maior qualidade na produção do grão.
Para o prefeito Marcos Guerra (Cidadania), a meta é alcançar a profissionalização dos agricultores locais na pós-colheita, estimulando e apresentando mecanismos para a produção de um café de mais qualidade, que agregue maior valor ao grão. O concurso deve estimular também, na avaliação do prefeito, a atração para o município de novos investidores no segmento, inclusive de agroindústrias que utilizam o café como principal matéria prima.
O regulamento será apresentado detalhadamente aos produtores durante o lançamento do concurso, no dia 24 de maio. Os participantes serão orientados a preparar e entregar suas amostras nos prazos e postos de coleta determinados. As amostras serão selecionadas por uma Comissão Julgadora, conforme a metodologia de análise sensorial do Coffe Quality Institute (CQI), sendo premiadas as cinco que receberem as maiores notas.
Estão aptos a participar do evento produtores de café conilon, maiores de 18 anos, com área de produção localizada no município de Jaguaré.
Após o lançamento do concurso, em 24 de março, está prevista a realização de um dia de campo, em 07 de abril. As inscrições e entrega das amostras poderão ser realizadas no período de 01 a 29 de junho, no Sindicato Rural de Jaguaré, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e no escritório local do Incaper.
Ainda de acordo com o cronograma, a análise das amostras ocorrerá no dia 1º de julho e a cerimônia de premiação está programada para o dia seguinte, 2 de julho, durante a Feira do Produtor Rural de Jaguaré.
Comente este post