Uma semana após receber o primeiro Ponto de Inclusão Digital (PID) Nível 4 do Estado, o município de Sooretama consolidou mais uma conquista histórica no acesso à justiça, na tarde desta sexta-feira (8): a inauguração do Núcleo da Defensoria Pública Estadual, que funcionará anexo ao PID, no Centro da cidade. A unidade é a primeira do Espírito Santo implantada em um município sem comarca, tornando Sooretama pioneira na iniciativa.
Com a chegada da Defensoria Pública ao município, os cidadãos sooretamenses, especialmente os mais humildes e de menor poder aquisitivo, passarão a contar com atendimento jurídico gratuito sem a necessidade de deslocamento até Linhares. A nova estrutura oferece mais autonomia ao município no que diz respeito ao acesso à justiça e à garantia de direitos básicos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais e de representantes de órgãos de justiça: o prefeito Fernando Camiletti, o Defensor Público Geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, o diretor do Fórum da Comarca de Linhares, juiz Tiago Camata, o presidente da 3ª Seccional da OAB/ES em Linhares, Tiago Durão Pandini, e o promotor de Justiça Emanuel Arcanjo de Souza Gagno, representando a Procuradoria Geral de Justiça do Espírito Santo. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Marcos Cognolato, e a vereadora Ana Tatinha dos Santos, além da Procuradora Geral do município, Jaqueline Gomes, e dos secretários municipais Henrique Ramos (Comunicação), Vinícius Marcaro (Meio Ambiente) e Marcelo Dantas Rossi (Segurança Pública), entre outras lideranças.

Durante o evento, o Defensor Público Geral, Vinícius Araújo, destacou a importância do envolvimento da administração municipal na concretização da unidade. “O prefeito Fernando nos procurou, demonstrou interesse e viabilizou todas as condições para que a unidade pudesse ser implantada. Merece os parabéns pela sensibilidade em beneficiar quem mais precisa”, ressaltou.
Dr. Vinícius também enfatizou que o novo núcleo tem como missão levar a Defensoria para mais perto da população, com foco no atendimento aos mais vulneráveis. Segundo ele, além do atendimento jurídico, serão desenvolvidos projetos sociais como o Defensoria nas Escolas, entre outras iniciativas voltadas à promoção de cidadania.

O prefeito Fernando Camiletti celebrou o momento como mais um marco da gestão em prol da justiça social.
“Penso que, enquanto gestores escolhidos pela população, temos que fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que estamos tentando fazer, proporcionando avanços como este”, afirmou Fernando.
Ele também destacou o crescimento populacional e as demandas que surgem no município. “Sooretama cresceu muito nos últimos anos – de 7 mil moradores na época da emancipação, para cerca de 27 mil habitantes atualmente. Com isso, também aumentam as desigualdades e a necessidade de acesso a direitos básicos. Nossa missão é garantir igualdade e dignidade para todos”, concluiu.
O Núcleo da Defensoria Pública em Sooretama funciona na Avenida Vista Alegre, nº 730, no Centro da cidade, em frente à creche Aurora Nunes de Oliveira. A unidade será coordenada pela defensora pública Manuela Fani Dias Rezende, que estará à frente de uma equipe capacitada para atender a população.
Comente este post