O capixaba Leonardo Alves, de 44 anos, morador de Sooretama, no Norte do Estado, ficou entre os primeiros colocados na 29ª Maratona Internacional de São Paulo/SP, disputada na manhã deste domingo, 06 de abril, com largada e chegada no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Ele concluiu os 42 quilômetros da prova em 12º lugar na elite entre os homens.
Mais de 20 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, participaram da Maratona Internacional de São Paulo neste ano. A corrida de resistência foi vencida pelo tanzaniano Charles Boay Sulle, com os quenianos Vestus Cheboi Chemjor e Willian Kibor completando o pódio, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os resultados alcançados em outras competições regionais e nacionais garantiram a Leonardo o direito de largar entre os 27 corredores da elite masculina da Maratona, ao lado de favoritos como o próprio Charles Boay (vencedor da prova), os quenianos Vestus Cheboi e Willian Kibor, o etíope Gosa Bogali e vários compatriotas brasileiros. Ele chegou em 12º lugar, mas esperava uma colocação ainda melhor.
O feito de Leonardo Alves, figurando entre os destaques do atletismo mundial, se torna ainda mais relevante se levado em consideração o fato dele ser um atleta amador, que não dispõe da mesma estrutura profissional de seus concorrentes. Para garantir o sustento da família, Leonardo precisa vencer uma maratona por dia, trabalhando como pintor de construção civil em Sooretama. Ele só pode treinar nas horas de folga e, para quem mora na cidade, é comum vê-lo correndo no final de tarde e à noite, às margens da BR 101.
A dedicação e a perseverança têm sido recompensadas. Leonardo acumula vitórias e bons resultados em todas as competições das quais participa. Desde o ano passado, ele recebe o apoio do Programa Bolsa Atleta de Sooretama para representar o município em provas como a Maratona de São Paulo. Além dele, outros atletas e equipes locais, de diversas modalidades, recebem incentivo financeiro através do Bolsa Atleta pago pela Administração Municipal.
O vice-prefeito João Paulo da Silva, entusiasta do esporte sooretamense e autor da lei que criou o Bolsa Atleta no período em que foi vereador, fez questão de prestigiar a participação de Leonardo Alves na Maratona Internacional.

“A gestão Fernando Camiletti trabalha para impulsionar os atletas e as modalidades esportivas de Sooretama. O Programa Bolsa Atleta permite que o sonho de muitos atletas se tornem realidade, investindo nos talentos do esporte de nosso município”, ressaltou o vice-prefeito.
João Paulo ainda enalteceu a performance do atleta do município: “Leonardo é um atleta de alto nível que projeta o nome de Sooretama em todo o Brasil”, disse.
O corredor, por sua vez, agradeceu o apoio e retribuiu: “É uma honra representar a cidade em uma competição de porte internacional como a Maratona de São Paulo”, afirmou ele.
Comente este post