O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço lançaram, na manhã de terça-feira (15), a Operação Colheita 2025 nos municípios de Linhares, Sooretama e Jaguaré, no Norte do Estado, três dos principais produtores de café conilon do país. O evento, realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Linhares, reuniu ainda os prefeitos Lucas Scaramussa, Fernando Camiletti e Bruno Pella, além de outras autoridades estaduais e regionais, representantes das forças policiais e de associações de produtores rurais.
A Operação Colheita começou oficialmente no dia 1º de abril e prossegue até 30 de novembro, conforme cronograma do Governo do Estado, atendendo à demanda de diversos tipos de culturas agrícolas, em especial do café. O objetivo é levar mais segurança para produtores rurais, trabalhadores, comerciantes e moradores, considerando o aumento da circulação de pessoas, mercadorias e valores nesse período.

Casagrande explicou que serão investidos na operação R$ 6,6 milhões, destinados a custear a Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO), que permite o reforço do policiamento rural.

Desta forma, a Polícia Militar intensificará o patrulhamento, promovendo visitas a propriedades rurais e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas, visando inibir a ação de criminosos e coibir possíveis infrações, principalmente durante esse período de maior movimentação de trabalhadores e circulação de mercadorias.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou também a importância do uso de tecnologias no combate à criminalidade, inclusive na zona rural. O reforço estratégico do efetivo, segundo ele, coloca a Polícia Militar mais perto dos produtores rurais capixabas. “São três pilares para avançarmos no monitoramento da criminalidade: tecnologia, investimentos e inteligência”, completou.
A Operação Colheita 2025 já foi lançada pelo Governo do Estado em São Mateus, em Guaçuí, na região do Caparaó, e agora em Linhares.
Comente este post