O município de Sooretama, que celebra 31 anos de emancipação política nesta segunda-feira, dia 31 de março, é prodígio em belezas e riquezas naturais exuberantes.
A Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama mantém intocados mais de 20 mil hectares de Mata Atlântica, é fonte de pesquisas e preserva inúmeros exemplares raros da nossa fauna e flora.
Entre os seus cenários paradisíacos, ainda se sobressai a Lagoa Juparanã. O município abriga, na bucólica vila de Comendador Rafael, reconhecida como comunidade tradicional pesqueira do Espírito Santo, a nascente da ‘Majestosa’, como é conhecida a lagoa, com seus 38 quilômetros de extensão, banhando três municípios – além de Sooretama, Linhares e Rio Bananal.

O balneário de Patrimônio da Lagoa, como é mais conhecido, é o único nos três municípios que mantém a praia da Lagoa Juparanã aberta ao público, sem qualquer tipo de restrição ou exigência de pagamento. A Administração Municipal de Sooretama investe em infraestrutura para transformar o balneário num dos principais pontos de atração turística da região.
A Prefeitura realizou neste ano, com absoluto sucesso, o primeiro Carnaval de Sooretama na Lagoa Juparanã. O evento, com várias atrações, foi destaque na região e deve ser repetido nos próximos anos, com ainda mais protagonismo, contribuindo para fomentar o turismo no município.

Patrimônio da Lagoa – como chegar
O acesso ao balneário é praticamente todo asfaltado, através da nova rodovia ES 356, que interliga os municípios de Vila Valério, Sooretama e Linhares, até a BR 101. O percurso entre o Centro de Sooretama, partindo do bairro Alegre, até o balneário, é de menos de 10 quilômetros. Outra alternativa, para que vem de Linhares, é o acesso pela localidade do Guaxe, também por via totalmente asfaltada.
Comente este post