A enfermeira Sandra Barbosa de Morais Medeiros, de Sooretama, no Norte no Estado, teve sua atuação em favor da saúde pública do município reconhecida em nível estadual, ao receber, no dia 14 deste mês, a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo ‘Laurinda Sebastiana do Espírito Santo’. A honraria é outorgada pela Assembleia Legislativa, em Sessão Solene, desde 2016. Ao todo, 30 profissionais da enfermagem capixaba foram agraciados neste ano.
Proposta pela deputada estadual Janete de Sá, a homenagem é concedida a enfermeiros e enfermeiras que tenham prestado relevantes serviços para a sociedade na área da saúde através de pesquisas, gestão, instrução educacional, atendimento na atenção primária, hospitalar, domiciliar, formulação de políticas, prevenção e cuidados.

A professora e enfermeira Laurinda Sebastiana do Espírito Santo, que dá nome à honraria, foi responsável pela implantação do curso superior de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no final da década de 1970. Ao mesmo tempo, ela atuou na organização e inauguração da maternidade do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). Laurinda faleceu em 2013, aos 61 anos.
O vice-prefeito de Sooretama, João Paulo da Silva, e a secretária municipal de Saúde, Izabel dos Santos de Oliveira, além de colegas de trabalho e familiares, participaram da Sessão Solene que homenageou a enfermeira do município, Sandra Barbosa de Morais Medeiros, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória, na noite do dia 14 de maio.
Especialista em Saúde da Família e Gestão Pública, Sandra Barbosa atua há oito anos como enfermeira na Estratégia Saúde da Família de Sooretama. Ela já foi coordenadora da Atenção Primária de Saúde no município e pela segunda vez é preceptora do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias, pelo programa de qualificação profissional Mais Saúde, do Ministério da Saúde.
Entre os colegas e a população sooretamense, Sandra é reconhecida pelo carinho, empatia e compromisso com cada paciente.

Comente este post