Há exatamente uma semana das eleições municipais, o Instituto de Pesquisas de Opinião Pública do Espírito Santo (Ipopes) aponta que o atual prefeito de Mucurici, no extremo norte do Estado, Atanael Passos Wagmacker (MDB), deve ser reeleito no próximo domingo, dia 6 de outubro, com praticamente 55% dos votos válidos.
Registrada no TSE sob o número ES-02717/2024, a pesquisa Ipopes para o Jornal Norte Capixaba sobre o cenário eleitoral em Mucurici ouviu presencialmente 388 eleitores das zonas urbana e rural do município, nos dias 21 e 22 de setembro, com a utilização de tecnologia de última geração de geolocalização latitude e longitude.
Na sede, foram entrevistados eleitores do Centro e bairros Alto Bonito, Vista do Balneário, Sósteles Ferreira, Planalto, Boa Vista, Caxias e Niterói, além do distrito de Itabaiana e das localidades de Água Boa e Assentamento Córrego da Laje, no interior do município.
Conforme o levantamento, se as eleições em Mucurici fossem hoje, Atanael seria reeleito prefeito com 54,99% dos votos válidos, superando o ex-prefeito Adilson Gonçalves Ferreira, o Dica (PSB), que teria 44,73%. Com a disputa polarizada entre os dois principais concorrentes, o candidato do PL, Railton Sena Passos (Railton Meu Garoto), aparece com apenas 0,28% de intenção de voto.
Neste recorte, para o cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos em branco, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em 2020, o Instituto Ipopes também cravou a eleição de Atanael Wagmacker e o resultado se confirmou nas urnas. Os números na ocasião são praticamente os mesmos registrados nesta pesquisa, o que mostra que o atual prefeito manteve seu eleitorado.
Baixo percentual de indecisos mostra que maioria do eleitorado já decidiu o voto

Em números totais, considerando a inclusão de votos em branco, nulos e eleitores indecisos, a pesquisa Ipopes/Jornal Norte Capixaba, na versão estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, aponta Atanael também à frente na disputa, com 49,74% das intenções de voto, contra 40,46% de Dica e 0,26% de Railton Meu Garoto.
Ainda conforme a pesquisa, o baixo percentual de eleitores indecisos mostra que a maioria do eleitorado de Mucurici já decidiu o voto para prefeito nestas eleições, o que confirma o cenário favorável para a reeleição de Atanael Wagmacker.
Apenas 8,76% dos entrevistados na pesquisa declarou ainda não ter decidido em quem votar ou não respondeu. Por sua vez, o percentual de eleitores que declarou votar em branco ou nulo também é baixíssimo: somente 0,77%.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o município de Mucurici tem 5.292 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, sendo 2.688 homens e 2.624 mulheres.
Dica é o mais rejeitado
A pesquisa do Instituto Ipopes também mediu a rejeição dos concorrentes à Prefeitura de Mucurici junto ao eleitorado do município. Neste quesito, o candidato mais rejeitado é o ex-prefeito Adilson Gonçalves Ferreira, o Dica (PSB). Dos 388 eleitores entrevistados, 28,61% respondeu que não votaria nele de jeito nenhum.
Na sequência, aparecem o prefeito Atanael, rejeitado por 25,77%, e Railton Meu Garoto, com 5,67% de rejeição.
Contudo, a maior parte dos entrevistados – 35,31% – não rejeita nenhum dos candidatos ou não sabe ou não respondeu. Neste cenário, apenas 4,64% disse rejeitar todos, declarando votar nulo ou em branco.
Comente este post