Da pena de quase quatro anos de prisão por associação ao tráfico de drogas à eleição e posse como representante da população na Câmara de Vereadores de Sooretama, no norte do Espírito Santo. A impressionante e inspiradora reviravolta na vida de Jhonata Lucio Albino, o Jhonata Let’s Go, como se tornou popularmente conhecido, mostra que é possível deixar para trás um passado de erros e dar a volta por cima, reescrevendo uma história que certamente levaria à morte no crime.
“Não tento esconder o meu passado e não tenho vergonha de contar tudo o que passei. A minha trajetória serve de exemplo para que outros jovens não cometam os mesmos erros ou possam voltar a sonhar com uma realidade diferente da que estão vivendo”, disse Jhonata, hoje com 34 anos de idade.
Nascido em criado em Sooretama, entre o Centro da cidade e o bairro Sayonara, ele conta que cresceu no meio evangélico, foi levita (cantor e instrumentista) e também ministrava a Palavra, como membro, primeiro da Igreja Assembleia de Deus Cadeeso, e depois da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal (Iderp). “Minha saudosa avó, Geni Hilário Albino, foi quem me ensinou os caminhos do Senhor”, recorda, emocionado. Dona Geni faleceu vítima da Covid19, mas teve a felicidade de ver o neto em liberdade e regenerado.
Em razão de escolhas equivocadas, a vida tranquila de Jhonata mudou radicalmente em 2014. Em 26 de maio daquele ano, ele foi preso, junto com um primo, por associação ao tráfico de drogas. Cumpriu pena na Penitenciária Regional de Linhares (PRL) até o dia 22 de janeiro de 2018. “Foram 3 anos, sete meses e 26 dias afastado da sociedade, quase um mandato completo de vereador”, brinca o hoje parlamentar.
Na cadeia, dividindo uma pequena cela com até 20 outros detentos, Jhonata conta que passou por muitas dificuldades, ao ser apresentado à dura, desumana e insalubre realidade do sistema carcerário. Foi então que reconheceu que precisava rever as escolhas e reencontrar o caminho certo. Voltou a estudar, fez Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e, por bom comportamento, progrediu ao regime semiaberto, na qual teve a oportunidade de trabalhar. Além disso, leu vários livros, entre eles a Bíblia, de Gêneses ao Apocalipse, e participou de um grupo de louvor formado por detentos, no qual tocava violão e cantava.

Jhonata Lucio Albino afirma que deixou a prisão com uma certeza no coração: a de que não voltaria mais para lá. No dia que foi libertado pela Justiça, em 22 de janeiro de 2018, ele lembra que o então diretor da PRL, Vinicius Narciso Mendonça, o chamou em sua sala e disse: “Não entendo como veio parar aqui. Você é diferente. Esse lugar não é para você. Não quero mais te ver aqui”. Em seguida, profetizou: “Você tem coisas grandes para conquistar na vida”. Essas palavras Jhonata jamais esqueceu e lhe serviram de motivação.
De volta ao convívio social após quase quatro anos, o atual vereador trabalhou um período como churrasqueiro, tendo recebido a primeira oportunidade de Rodolpho Silva, do Restaurante Cata Vento, localizado no Centro de Sooretama, conforme faz questão de ressaltar.
A mudança de chave na vida de Jhonata teve sequência e, em 2019, ele se casou com com Ana Seles. O casal tem dois filhos – Melissa, de 8 anos, e Oliver, de 3, e está à espera do terceiro.
Com o início da pandemia da covid19, a partir de 2020, Jhonata lembra que teve que se reinventar para garantir o sustento da família. Ele criou na cidade um serviço de entregas expressas de encomendas e pequenos fretes de motocicleta, que batizou de ‘Lets Go’. A pronúncia em inglês, que traduzida para o português significa ‘Vamos’, acabou incorporada ao nome do hoje vereador de Sooretama.

Referência positiva
Jhonata Let’s Go segue morando com a família no bairro Sayonara, na periferia de Sooretama. A comunidade onde no passado se perdeu no tráfico é a mesma que o elegeu representante na Câmara Municipal. Ele reconquistou a confiança de pessoas que antes o enxergavam com outros olhos e se tornou uma referência positiva para os jovens do município, mostrando que é possível transformar realidades e voltar a sonhar com um futuro melhor.
“Uso o meu exemplo para mostrar para eles que é possível levar uma vida diferente. Cadeia não melhora ninguém, mas te deixa duas escolhas. Eu senti na pele o sofrimento da minha família, principalmente da minha mãe. Os amigos somem e só fica a família. Como eu, todos eles têm sonhos que se perdem no crime. Digo para eles, se eu consegui, vocês também conseguem”, destaca o vereador.
Na Câmara, Jhonata Let’s Go diz que foca sua atuação em áreas que podem melhorar e transformar a vida das pessoas menos favorecidas, como a Assistência Social, o Esporte e a Saúde. Ele foi eleito vereador de Sooretama pelo PSDB, com 374 votos. Assumiu o cargo em 1º de janeiro deste ano e foi escolhido pelos colegas para ocupar a vice-presidência do Poder Legislativo.
Além de vereador, Jhonata lidera o Resenha do Let’s, um grupo de pagode que se apresenta em eventos na região. Ele é instrumentista e vocalista do grupo.
Comente este post