O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta quarta-feira (10) a disponibilização de mais 19 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) à população capixaba que necessita de atendimento a casos graves da Covid-19. A ação inicia a nova fase da política de ampliação de leitos no Espírito Santo, denominada “Leitos para Todos”.
As novas vagas de UTI estarão disponíveis no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), que recentemente recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões em obras de adequação e melhorias.
Casagrande explicou que a unidade passa a contar agora com 120 leitos entre UTI e enfermaria, dos quais 39 leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid. “Após vencermos a pandemia, esses leitos estarão disponíveis para outras enfermidades. Não faltou e nem faltará leito de hospital para ninguém no Espírito Santo”, assegurou o governador, durante o anúncio transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Ainda no decorrer de fevereiro, o Estado deve receber mais 100 novos leitos de UTI, segundo previsão do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. “Estamos nos preparando para os meses de março e abril, em que podem ocorrer o aumento de doenças respiratórias. É prudente fortalecer a rede hospitalar para que tenhamos condições de enfrentar pressões de dimensões até maiores do que as que já enfrentamos em 2020”, explicou.
Para os próximos dias, a Secretaria da Saúde (Sesa) trabalha para a ampliação de mais 24 leitos de UTI em hospitais da rede estadual. Serão disponibilizados 18 leitos de UTI no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, e mais seis leitos no Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu. As unidades passaram por readequações para receber os novos leitos.
Comente este post