Parte do Centro de Sooretama, incluindo um trecho da Avenida Vista Alegre, será palco de um grande exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), na tarde desta sexta-feira, dia 18 de julho, a partir das 16 horas.
Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sooretama e o Consórcio Público Intermunicipal da Região Polinorte (CIM Polinorte), a ação envolverá a participação de forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica – e de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da concessionária Ecovias 101, além de socorristas da Central de Ambulâncias e outros profissionais da área da saúde do município que atuam no Pronto Atendimento (PA) 24 horas.
Os coordenadores da ação, Rauandre de Souza Costa, representante da Secretaria de Saúde de Sooretama, e Davi de Almeida da Silva, do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Polinorte, explicam que o treinamento será realístico, mas não oferecerá riscos à população, que terá a oportunidade de acompanhar o simulado e entender como os atendimentos de emergência são realizados na prática.
Eles detalham que o exercício simulará uma perseguição policial com o atropelamento de um ciclista no trajeto, troca de tiros e, por fim, a colisão do veículo com os fugitivos fictícios. A partir daí, têm início os procedimentos de emergência para o socorro de várias vítimas. Durante a ação, a Avenida Vista Alegre ficará interditada no trecho entre a creche Aurora Nunes de Oliveira e a Central Gás, no bairro Sayonara.


Rauandre e Davi pontuam que o objetivo do simulado é criar um plano de ação, alinhando a atuação conjunta de todas as equipes envolvidas para o caso de ocorrência de um incidente de grandes proporções com múltiplas vítimas.
“A ideia do evento é ser uma ação educativa, mostrando para a população, na prática, qual o papel que cada instituição representa em uma situação de grande complexidade e quais procedimentos os profissionais devem adotar diante de uma intercorrência desse porte”, explicam os coordenadores.
O método a ser usado no treinamento é o START (Simple Triage And Rapid Treatment), um algorítmo usado para triagem rápida e eficiente de vítimas em situações de emergência com múltiplas vítimas, como desastres naturais e acidentes de grandes proporções.
Comente este post