Um total de 1.959 agentes, sendo 1.620 policiais militares, 155 policiais civis e 184 bombeiros militares, estará atuando diretamente nas ações de fiscalização durante o Carnaval 2021 no Estado. Os detalhes do planejamento das ações, coordenadas pela Secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram divulgados nesta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa.
A operação integrada tem como objetivo principal o cumprimento dos decretos estaduais relacionados à pandemia do novo coronavírus. Serão executadas diversas ações de orientação e fiscalização, a fim de evitar o descumprimento das normas de saúde no período do feriado, com a participação também das vigilâncias sanitárias, prefeituras municipais e Capitania dos Portos. Além do efetivo policial, cerca de 550 viaturas da Polícia Militar foram designadas para o patrulhamento diário.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, destacou que, devido à pandemia, o esquema para o Carnaval 2021 será diferenciado, com todo o aparato policial nas ruas para garantir a segurança da população.
“Garantiremos a segurança de todas as pessoas neste período, como sempre fizemos. Porém, desta vez, também atuaremos para evitar aglomerações e a realização de eventos em vias públicas. Caso ocorram, serão considerados clandestinos e cancelados. Os tradicionais blocos de Carnaval também estão proibidos em todo o Estado”, avisou o secretário.
Além do policiamento ostensivo, também estão previstas a realização de blitzes e ações de cerco tático, segundo informou o comandante geral da PM, coronel Douglas Caus. “Caso algum militar flagre uma situação ou atenda um chamado via Ciodes (190) da ocorrência de aglomeração, primeiramente as pessoas serão orientadas. No entanto, havendo insistência e desobediência, as equipes, com o uso progressivo da força, farão a dispersão dos indivíduos”, alertou.
A população pode colaborar com as ações de segurança e fiscalização, denunciando a ocorrência de delitos por meio dos canais disponíveis: Disque-Denúncia 181 ou Ciodes 190.
Comente este post